Mangaratiba Nativa » Turismo, Eventos e Lazer II

 Versão em Inglês
 Brasão Cidade de MangaratibaMissão do Guia de Serviços de Mangaratiba:
Divulgar o Turismo; Comercio; Serviços e Utilidades Públicas





Carnaval 2011 - Venha brincar com a gente!
 Programação   


+Destinos & Atrativos para você!


 

 Roteiros Sugeridos pelo Guia    Roteiros de 1 a 3 dias - Escolha o seu


Roteiro Histórico sugerido pelo Guia.      Atrativos Históricos    Tour Histórico Cultural  



 Roteiro Religioso      Circuito das Igrejas  Históricas  Tour Religioso



 Roteiro das Cachoeiras         Eco Circuito das Cachoeiras   Tour ecológico na Serra 



 Eventos Municipais      
Eventos Fixos de Mangaratiba  Mangaratiba é festa o ano todo
                          
Outros Eventos Pontuais  Saiba o que está rolando no site da prefeitura de Mangaratiba



Os Distritos Turísticos       Os 6 Distritos Turísticos de Mangaratiba  Visite!


 Mais de 100 praias e ilhas      Praias e Ilhas...  Conheça todas as Praias e Ilhas de Mangaratiba


 Galeria de fotos   Galeria de Fotos e Vídeo dos atrativos de Mangaratiba 




 Roteiros, 1, 2 e 3 dias      Roteiros sugeridos pelo seu Guia

 

Conheça prestadores de serviços locais neste seguimento     
Ver meios de hospedagem 

 

 

    ROTEIRO (1)


 3 Dias e 2 Noites 
          

1º dia
Centro Histórico e Orla

  Inicie o dia visitando a Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia, construção do século XIX em estilo barroco e rococó. É revestida de azulejos portugueses em sua fachada frontal e a noite é iluminada externamente por holofotes especiais. Conheça o Cruzeiro de pedra, marco de formação da cidade de Mangaratiba, trazido de Portugal em 1700 e inaugurado em 1885. Localizado em frente à Igreja de N.S. da Guia, trata-se do Cruzeiro do antigo cemitério do Município de Mangaratiba. 

  Outro atrativo é o Solar do Barão de Sai, construção de meados do século XIX, em estilo neoclássico, pertenceu ao Barão de Saí. Restaurado e hoje totalmente recuperado, tornou-se um espaço cultural com sala de vídeo, sala para exposições e centro de artesanato. Visite Centro Cultural Cary Cavalcanti fixado em um prédio de belas linhas arquitetônicas, talvez de meados do século XIX . Atualmente são realizados shows, peças teatrais, exposições, etc. Foram construídas, nos fundos do terreno, salas onde são programados cursos de arte, artesanato, música, maquiagem, etc.  

  Conheça a orla da praia do Saco e encerre o dia visitando o Museu das Conchas em Junqueira. A panorâmica ‘estrada estreita’ que margeia o mar até Junqueira, era antigamente a linha do trem conhecido como ‘macaquinho’ que ia de Sta. Cruz até Mangaratiba, os trilhos ainda estão aterrados sob a estrada.

  Noite livre. Pernoite em Hotel de sua escolha. 


2º dia
Itacuruçá Náutico - Ilhas Tropicais
  

  De manhã embarque no passeio de saveiro a partir do Cais de Turismo de Itacuruçá pelas famosas Ilhas Tropicais, conheça e aprecie as ilhas de Jaguanum, Vigília Pequena, Jardim, Bernard e a paradisíaca Ilha de Itacuruçá, neste percurso belas praias surgirão das reentranças costeiras das ilhas; Praia Cabeça de Boi, Praia Águas Lindas, Praia Regente Feijó, Praia da Viola, Praia das Flexeiras, Praia das Pitangueiras, Praia de Araçá, Praia de Estopa, Praia do Catita / Canto, Praia Grande e outras. 

  A maior das Ilhas é a ilha de Itacuruçá com seu casario simples de pescadores e nativos, misturado a mansões de veranistas, a ilha abriga um pico de 334 M de altitude, cachoeira, rios, e dezenas de trilhas de fácil acesso. O almoço poderá ser em uma das ilhas, as opções são variadas, deguste deliciosos frutos do mar fresquinhos. Se você fizer esse tour em grupo num Saveiro, normalmente são oferecidas frutas tropicais e bebidas a bordo, fazendo uma ou duas paradas para mergulho. 

  Você ainda tem a opção de utilizar um tipo de embarcação menor, tipo os táxi boat’s (pequenas lanchas rápidas) que lhe proporciona maior liberdade no roteiro. A tarde ao retornar do passeio pelas Ilhas Tropicais, desembarque no Cais de Itacuruçá, visite a Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana e a antiga Estação de trem, construída no  início do século passado, hoje funciona no local um Centro Cultural. 

  Encerre o passeio com uma caminhada pela linda orla de Itacuruçá, desfrutando das beleza e paz que reina neste pequeno paraíso, aprecie o por do sol preguiçoso escorregando pelas bordas das montanhas bebendo uma água de coco.

  Noite livre. Pernoite em Hotel de sua escolha.


3º dia
Estrada Imperial de Mangaratiba - Serra do Piloto

  Comece o dia com o Solar da Casa Branca, sua história está ligada à fase áurea do café; localizado próximo às ruínas do Saco de Cima, depois  siga em frente, direção Ruínas da Antiga Estrada Imperial (Ruínas do Antigo Teatro e Ruínas do Povoado do Saco ) ambas ficam ainda no nível do mar, mesmo de carro/van/bus, se você subir a serra com olhar atento certamente verá algumas Ruínas cravadas na Mata Atlântica.
Esta estrada evoluiu economicamente no séc. XIX devido às exportações de café do Vale do Paraíba pelo Porto de Mangaratiba, atravessando a Serra do Mar. Os antigos fazendeiros criaram ali um entreposto comercial e sempre que vinham ao porto de Mangaratiba ficavam hospedados no local. 

  As Ruínas que já foram prédios assobradados mistos de residências/armazéns e trapiches, todos do século XIX, com linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial . 

  A estrada Imperial é considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil, construída por ordem de D. Pedro II em 1856. Em seu percurso encontram-se marcos de engenharia de época, como o Bebedouro da Barreira, pedras de milha, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos tudo construído com a mão de obra deste último. Belíssima vista da Baía de Mangaratiba pode ser apreciada de pontos de observação ao longo da estrada. Cortando a Mata Atlântica, com seu aclive suave e clima de montanha com muitas cachoeiras, torna-se ideal para a prática do eco turismo. 

  Encerre o passeio no topo da Serra do Piloto no bairro Bela Vista. Não deixe de experimentar o mel, a pinga, o peixe de água doce fresco ou seco, ou outras delícias, tudo produção local, e vendido apenas nos barzinhos e armazéns locais.

 



 

     ROTEIRO (2)



 2 Dias e 1 Noite           

1º dia
Parque Ecológico Cultural do Sahy - Vale do Rio Sahy

  Inicie o dia pela estrada RJ 14, visitando o bairro Ibicuí, desça até a praia de águas límpidas, onde existem muitas residências de veraneio localizadas em ruas que acabam sempre na beira mar. Visite a praia Brava e do Apara com suas ruas floridas e muito bem cuidadas.

  Depois siga para o  Parque Ecológico Cultural do Sahy, junto a rod. Rio Santos, onde estão as Ruínas históricas dos trapiches do antigo porto de escoamento da produção de café e  comercialização de escravos do Sahy. Observe o eco sistema de espécies remanescentes, em especial o manguezal. O local fica próximo ao condomínio Reserva Ecológica do Sahy, onde também existe um galpão com imensas paredes, reformados à época pela MBR, o local era utilizado para realização de leilões de escravos.

  Atravesse a rodovia Rio Santos e siga a bela alameda de terra batida até a pacata localidade denominada Vale do Rio Sahy, no percurso conheça a Pedra da Conquista, pequeno morro de pedra para onde os escravos fugitivos se refugiavam e em protesto contra a sofrida escravidão  terminavam realizando suicídio coletivo na Pedra da Conquista, amarravam-se uns aos outros e pulavam...até hoje, é possível ouvir os lamentos dos negros que quiseram abandonar de vez com o sofrimento da escravatura.

  Encerre o dia no aprazível Vale do Rio Sahy, contemple o belo paraíso natural que envolve o local, cercado de cachoeiras, rios, espécies raras da fauna e flora, mata atlântica exuberante e um povo simples mas muito receptivo.  No local existem locais onde vc poderá adquirir produtos naturais ali produzidos, mel, cachaça, doces, artesanato, etc 

  Noite livre. Pernoite em Hotel de sua escolha.


2º Dia
Da Praia Grande á Conceição de Jacareí

 Comece o dia conhecendo o distrito de praia Grande, local aprazível onde os trilhos do trem são a linha divisória entre o mar e as residências, praia longa de águas tranqüilas e límpidas. Depois siga pela Rodovia Rio Santos em direção ao distrito de Conceição de Jacareí, vale uma entrada no distrito de Muriquí, conhecer sua bela orla, repleta de quiosques e forte comercio.

  Retornando á Rod. Rio Santos, no caminho observe a seqüência de condomínios residenciais de luxo, e se possível solicite uma visita para conhecer os três melhores Resort’s internacionais da Costa Verde os quais escolheram Mangaratiba para se instalarem, são eles: Porto Bello Safári; Club MED Village e Porto Real Resort. Vale uma parada em Itacurubitiba, vilarejo a beira da estrada, cercado de belezas naturais indiscutíveis, conheça a pequena praia e a linda cachoeira com ducha natural.

  Em Conceição de Jacareí, visite a igreja da Nossa Senhora da Conceição do Jacareí, pequena igreja rústica de linhas simples e despojadas do Séc. XIX. Praia margeada por coqueiros e quiosques rústicos onde você poderá saborear um petisco, frutos do mar, água de coco, etc. Encerre o dia visitando a famosa cachoeira Tobogã, com sua pedra lisa de oito metros de altura onde as pessoas deslizam caindo dentro de uma piscina natural. .
 


 

 

    ROTEIRO (3)

 

 1 Dia (full day) - Individual por Distrito - City Tour

* Inserimos horários apenas como parâmetro.

       Roteiro - 1º Distrito / Mangaratiba


  Centro Histórico  

10:00h – Ruínas Históricas;
10:30h – Orla Praia do Saco;
11:00h – Orla praias da Ribeira, Stº Antônio, Junqueira, e  Museu das Conchas;
12:30h  - Almoço ou lanche (opcional);
14:00h – Início da visita aos seguintes atrativos culturais;
Igreja Nossa Senhora da Guia;
Cruzeiro;
Obelisco;
Casario Colonial;
Sede da Prefeitura, Casario colonial;
Solar Barão do Sahy;
Câmara dos Vereadores;
Chafariz imperial;
Centro Cultural prof. Cary Cavalcanti;
Comércio local e
Mercado Municipal.
16:00h – Retorno.


  Vale do Rio Sahy & Praias

10:00h – Ruína histórica da praia do Sahy
10:30h – Reserva Ecológica do Sahy
11:30h -  Visita as praias: Ibicuí, Apara e Brava
12:30h – Almoço ou lanche
14:00h – Vale do Rio Sahy
15:00h – Ruínas históricas do Vale do Sahy; Pedra dos Escravos; Cachoeiras
16:00h - Retorno


     Roteiro - 2º Distrito / Conceição de Jacareí 

  Centro e Mata atlântica

10:00h – Cachoeira Tobogã;
Mirante (torre da Claro);
opcional visita ao Poço Encantado;
11:00h – Igreja Nossa Senhora da Conceição;
11:30h – Passeio na Orla; Artesanato; Comércio local;
12:30h – Almoço ou lanche (opcional);
14:00h – Visita ao Porto Real Resort
16:00h - Retorno


      Roteiro - 3º Distrito / Itacuruçá

  Centro e arredores

10:00h – Igreja Nossa Senhora de Santana;
Praça Padre Luís Quatropanni (artesanato local);
Cais de turismo e Centro de Informações Turísticas.
10:30h – Delegacia da Capitania dos Portos; Cais
10:45h – Centro Ferroviário de Cultura e Praça Nilo Peçanha;
11: 10h –Passeio na Orla; Comércio local;
12:30h – Almoço ou lanche (opcional);
14:00h – Caminhada na orla, visita ao Iate Clube e Marina Porto;
15:30h – Visita a Sede da Fazenda Santa‘Ana, onde nasceu o Distrito.
16:00h -  Retorno


  Itacuruçá Náutico - Ilhas Tropicais - Destino Internacional - Venha nadar com os golfinhos nas águas abrigadas deste arquipélago paradisíaco de rara beleza. Tradicional passeio de saveiro pelas Ilhas de Itacuruçá. Saídas diárias do Rio de Janeiro ou diretamente no cais de turismode Itacuruçá.

Passeio dia inteiro com frutas tropicais a bordo, parada para mergulho, almoço em restaurante numa das Ilhas com um buffet-self-service variado com frutos do mar.
+Info.: CAT – Centro de Atendimento ao Turista – Cais de Turismo de Itacuruçá


 


       Roteiro - 6º e 4º Distrito juntos / Praia Grande e Muriquí
 

  Cidade X Natureza 

10:00h – Visita a Orla Marítima de Praia Grande;
Praça de Praia Grande e Capela de Nossa Senhora da Glória.
11:00h – Mirante do Chiquinho;
11:30h – Cachoeira Véu de noiva (opcional), Poção de Muriqui;
12:00h – Igreja Nossa Senhora das Graças; Praça João Boldin:
12:30h – Almoço ou lanche (opcional);
14:00h – Iate Clube de Muriqui;
15:00h -  Passeio pela Orla; Comércio local;
16:00h – Retorno.

 


       Roteiro - 5º Distrito / Serra do Piloto
 

  Ecologia & Cultura 

10:00h –  Ruínas Históricas;
Parque de Exposições;
Estrada Imperial de São João Marcos;
O bebedouro da barreira;
O mirante;
Cachoeira dos escravos;
Pólo Esportivo da Serra do Piloto.
12:00h – Praça Bela Vista; Comércio local;
12:30h – Visita à Igreja de São João Marcos (Serra do Piloto);
13:00h – Sitio da Santinha; almoço ou lanche (opcional);
14:30h – Livre - Piscina natural, cachoeira, passeio a cavalo, etc
16:00h – Retorno

Conhecer prestadores de serviços locais neste seguimento     

Ver meios de hospedagem 

 

 

Turismo  MELHOR IDADE - Mangaratiba é simplesmente ideal !

    Turismo Melhor Idade

Mangaratiba distante apenas 80 km do centro do Rio de Janeiro, Município bonito e ecológico, um índice de violência ZERO. Um povo hospitaleiro que sabe receber bem. Muita paz e pouca agitação, praias de águas mornas e calmas, muita sombra e um clima agradável. Apelo considerável para o turismo da Melhor Idade. Opotunidade para Agências e Operadoras. 

 


 

 


Os 6 Distritos Turísticos de Mangaratiba

 Cada Distrito um destino

 

ITACURUÇÁ - ( 3º Distrito)
Acesso: Rodovia Rio-Santos – Km 415,5


Itacurucá é acessada pelo km 25 da rodovia Rio-Santos; situa-se entre lindas serras com cachoeiras e o mar, as margens da Baía de Sepetiba. O local, além de conter belísimas praias e ilhas, exibe uma natureza exuberante onde a densa mata atlântica, ainda bem preservada, se encontra com o mar. O turista pode facilmente travar contato com seu povo sempre hospitaleiro e desfrutar da possibilidade de hospedar-se nos vários hotéis e pousadas disponíveis, fazer passeios de saveiro ou traineira pelas ilhas virgens. Com certeza, Itacuruçá é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a região denominada Costa Verde. De la saem os famosos tours para as Ilhas Tropicais. 

 

 


 


MURIQUI    (4º Distrito)
Acesso: Rodovia Rio-Santos Km 420,5

Muriqui tem em seu território a sede náutica do Iate Clube, a Igreja de Nossa Senhora das Graças, bares restaurantes e quiosques. A praia de Muriquí com 1,1 Km de extensão é urbanizada, com duas pistas de rolamento, propícia a banhos e esportes náuticos.


 

PRAIA GRANDE (6º Distrito)  

Acesso: Rodovia Rio-Santos Km 425,5
A Praia Grande, com extensão de 1 Km, tem areias claras, água mansa e vegetação nativa. O local com maioria de residências de veranistas é cortado pela linha férrea, dividindo o litoral da área urbana.

 


 

                    
 
MANGARATIBA   (1º Distrito)
Acesso: Rodovia Rio-Santos Km 433,3

O distrito de Mangaratiba, sede do município, está localizado em pequena enseada do lado leste da Baía do mesmo nome. O lugar oferece várias opções de gastronomia e lazer, além da visitação a Igreja de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Cidade.
No centro, onde temos a sede da Prefeitura municipal, encontra-se a praia de Mangaratiba com ancoradouros que atendem ao turistas, na prática da pesca e aos passageiros das barcas. Oferece ainda, aos visitantes a possibilidade de conhecer lindas ilhas e praias.

 


 


CONCEIÇÃO DE JACAREÍ
  (2º Distrito)
Acesso: Rodovia Rio-Santos  Km 455

O distrito de Conceição de Jacareí limita o município de Mangaratiba com o de Angra dos Reis. Edificado em frente a um ex-vilarejo de pescadores, sedia a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e tem bom nível de bares, restaurantes e quiosques.
A praia com o nome do distrito, tem 400 metros de extensão de areias onduladas, orla de coqueiros e amendoeiras, propícia a banhos, pesca e esportes náuticos.


 

SERRA DO PILOTO  (5º Distrito)
Acesso: Rodovia Rio-Santos Km 433 – Trevo


     
Mangaratiba teve um importante papel ao longo do século XIX, sendo entreposto comercial de café e escravos e principal ponto de escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba,  o qual era transportado através da Serra do Piloto pela Estrada São João Marcos antiga Estrada Imperial, primeira estrada de rodagem da história brasileira – datada de 1856, desta época, restaram ruínas históricas e prédios de linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial, pontes e marcos de milha. Ao longo dos seus 10 quilômetros de extensão, vislumbra-se belíssima vista da Baía de Mangaratiba e Ilha Grande, lindas cachoeiras, vilarejos e um clima muito agradável, condições propícias para um passeio com amigos ou família, bem como para a prática do turismo de aventura, rapel, tiroleza, arvorismo, treking.


 


 

 


ECO-CIRCUITO DAS CACHOEIRAS

Lazer na Serra junto a Natureza

 Roteiro das Cachoeiras

Visite as mais lindas Cachoeiras da Costa Verde, de quebra desfrute da Serra do Mar com sua Mata Atlântica exuberante em fauna e flora, um clima super agradável, muita paz e tranquilidade para o seu descanso....isso é Mangaratiba.


Cachoeira da Bengala
Localização: Serra do Piloto – RJ 149  - Serra do Piloto
Descrição: Entrada à esquerda da estrada de rodagem, através de trilha rústica, por cerca de 200 metros para se chegar à queda d´água formando piscina natural cercada de vegetação da Mata Atlântica.
Visitação permanente

Cachoeira de Conceição de Jacareí
Localização: Rio Jacareí - BR 101     -   Conceição de Jacareí
Descrição: A 0,5 km do centro de Conceição de Jacareí, cachoeira com pedra lisa com 8m de altura que forma um escorregador natural para se alcançar uma grande piscina natural. Junto ao ponto mais elevado possui outra piscina natural, menor, usada por crianças.
Visitação: permanente

Cachoeira do Rubião
Localização: Serra do Piloto – RJ 149  - Serra do Piloto
Descrição: Percurso através de trilha em condições rústicas, localizada à direita da estrada de rodagem, por cerca de 1 km de extensão através da mata, encontrando–se uma piscina natural.
Visitação: permanente


‘Poção’ – Piscinão Natural
Localização: Rua Carlo Bussatto, s/nºMuriqui
Descrição: Aberto ao público. Piscina natural formada por três cachoeiras com alguns bares e residências em torno.
Visitação:  diariamente das 08 às 18 horas


Sítio da Santinha
Localização: Serra do Pìloto – RJ 149  - Serra do Piloto
Descrição: Piscinão, queda d’água, lazer,  para toda sua família.  Visitação:  diariamente a partir das 07 horas       Rest. a lenha

Cachoeira dos Escravos 
Localização: Serra do Piloto - Acesso:  RJ 149 
Visitação: permanente


Cachoeira da Ingaíba 
Localização:  Fazenda Ingaíba                                                            
Visitação: permanente


Cachoeira Véu de Noiva
Localização:  Muriqui
Visitação: permanente


Cachoeira Stª Bárbara
Localização: Vale do Rio Sahy    Acesso: BR 101
Visitação: permanente


Cachoeira do Itingussú
Localização: Itacuruçá     Acesso: BR 101                                                
Visitação: permanente

 

 Ver Prestadores de Serviços local neste seguimento

 


 

 


ATRATIVOS HISTÓRICOS

Mangaratiba tem História

  Mangaratiba Imperial Séc. XIX

 

Obs.: Detalhes sobre os Atrativos Históricos, contatar Fundação Mário Peixoto - F.M.P. Tel.: (xxx021) 2789-6000 Ramal 242 
E-mail: fmp@mangaratiba.rj.gov.br 
Site: www.mangaratiba.rj.gov.br/fundacoes/index.html

 

Ruínas do Antigo Teatro
Uma das ruínas mais importantes do sítio histórico da Estrada Imperial. Construção assobrabada, de linhas simples, do período colonial da primeira metade do século XIX. Segundo tradição ali foi edificado um teatro pelos Barões do Café, para seu entretenimento. Conta-se que o ator João Caetano lá teria encenado algumas peças, entre 1833 e 1834.
Localização: RJ-149 / Antiga Estrada Imperial. Visitação livre.

Pontes da Estrada Imperial:
Antigas pontes feitas pelos escravos na época da construção da Estrada Imperial. Para apreciar sua construção em pedras deve-se descer a escadinha rústica a direita da Estrada Imperial.
Localização: RJ-149, (Estrada Imperial) após Escola Josefina, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.

Bebedouro da Barreira
Construído para dar água aos animais. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1983. D. Pedro II parava nesse Bebedouro para dar água ao seu cavalo.   Patrimônio Histórico Estadual – Tombado em 26/01/83 - INEPAC
Localização: Estrada de São João Marcos, s/nº, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.

Cruzeiro de Pedra
Cruzeiro do antigo cemitério do Município, trazido de Portugal em 1700, é o marco de formação da Cidade de Mangaratiba. 
Localização: Praça Robert Simões, s/nº,  em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia, Centro.  Visitação livre.

Estrada do Príncipe
Mantém a pavimentação feita pelos escravos, em pedra de mão, e estende-se por cerca de 2 km dentro da Mata Atlântica. Em todo o seu percurso encontramos ruínas do período colonial.
Localização: Saída à esquerda da RJ-149, à aproximadamente 1,5 km do trevo da BR-101, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.

Estrada Imperial
Construção de 1856, com cerca de 40 km de extensão, liga Mangaratiba a Rio Claro, através da Serra do Piloto. É considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil. Tinha o objetivo de escoar a produção de café do Vale do Paraíba para o Porto de Mangaratiba. Nela foi criado um entreposto comercial para hospedagem dos fazendeiros, ainda se encontra prédios assobradados mistos de residências / armazéns e trapiches, todos do século XIX, com linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial. Além do Bebedouro da Barreira, pedras de milha, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos.
Localização: RJ-149, após o trevo com a BR-101, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.

Obelisco Comemorativo
Construção de 1931 para comemorar o 1º Centenário de Emancipação do Município de Mangaratiba.
Localização: Centro. Visitação livre.

Ruínas da Antiga Cidade de São João Marcos
Ruínas da antiga Cidade e do cemitério que foram inundados para dar lugar ao açude da Light.
Localização: RJ-149, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.


Solar do Barão de Sahy
Construção de meados do século XIX, em estilo neoclássico, pertenceu ao Barão de Saí. Abriga um espaço cultural.
Localização: Rua Coronel Moreira da Silva, 173, Centro.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 16:00h.

Centro Cultural de Itacuruçá
Construção de 1911, antiga estação de trem de passageiros, trem este que era popularmente conhecido como "macaquinho". Atualmente funciona o Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá (CEFEC). No local são apresentadas exposições de Arte e Cultura.
Localização: AV.  Santana nº 80 - Distrito de Itacuruçá.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 16:00h.


Sede da Fazenda de Sant’Ana
O desenvolvimento de Itacuruçá, inicia-se com a chegada do Major José Caetano Alves de Oliveira, que se instala na sede da Fazenda Santana com cerca de 280 alqueires abrangendo a então pequena Vila de Itacuruçá. A casa ainda existe, porém hoje o local é um condomínio residencial,  Solar de Itacuruçá. Visitas autorizadas pelo condomínio.

Ruínas do Porto do Saí
Ruínas do antigo porto de escoamento da produção de café e do comércio de escravos.
Acesso: Antiga RJ-14, sentido Mangaratiba / Itacuruçá.
Localização: 7 km de Mangaratiba, na divisa da Praia do Saí e do Saizinho.  Visitação livre.

Ruínas do Povoado do Saco
Sítio histórico composto por várias Ruínas de construções do século XIX, na época áurea do café.
Localização: RJ-14, antiga Estrada Imperial. Visitação livre.

Pomar da Casa Branca

O Solar da Casa Branca tem sua história ligada à fase do café, assim como as Ruínas que ficam próximas (Ruínas do Saco de Cima) e Estrada Imperial que fica em frente. No local onde é um jardim gramado há vestígio de um antigo terreirão de secagem de café.
Instituto Estadual de Patrimônio Histórico. Visitação livre.

Casa do Sahy

Acerca dessa casa, localizada na praia do Saí (antiga grafia “Sahy” quer dizem em tupi “olhos miúdos, o que é ágil”, denominação de simio brasileiro, corruptela de “Ça-i”) foi mercado ilegal de escravos que chegavam para a ilha de Marambaia. O casarão do Saí, possui na sua parte traseira remanescentes de senzalas. Sua localização, inserido numa fazenda (hoje condomínio residencial) limitada pela praia e pelo sertão.

Centro Cultural Cary Cavalcanti
Construção de meados do século XIX . Oferece shows, peças teatrais, exposições, etc. Nos fundos do terreno encontram-se salas onde são programados cursos de arte, artesanato, maquiagem, etc.
Localização: Centro de Mangaratiba – perto da sede da Prefeitura. Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 16:00h.




 

 


CIRCUITO DAS IGREJAS HISTÓRICAS

Turismo Religioso

  Igrejas Históricas de Mangaratiba

 

 

Obs.: Detalhes sobre as Igrejas Históricas, contatar Fundação Mário Peixoto - F.M.P. Tel.: (xxx021) 2789-6000 Ramal 242 
E-mail: fmp@mangaratiba.rj.gov.br 
Site: www.mangaratiba.rj.gov.br/fundacoes/index.html

A demanda por este novo nicho de mercado, vem crescendo e se consolidando, oferecendo novas oportunidades para Agências e Operadoras. O circuito conta com 06 principais Igrejas Históricas no continente e nas ilhas, todas construídas a partir do século XVI, e em ótimo estado de conservação. Cada uma com sua História e estilo. Visitação livre.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí
Igreja rústica, de linhas simples e despojadas. Construção do século XIX. Mantém seu Cruzeiro de Pedra intacto a frente da Igreja.
Localização: Distrito de Conceição de Jacareí. Visitação livre.


Igreja de Nossa Senhora das Dores
Construção de 1760 e fundada por Francisco José dos Santos pela provisão de 29 de março de 1760 sob o título de Nossa Senhora da Conceição, mas que foi alterada por outra provisão em agosto de 1776.
Localização: Ilha de Marambaia. Visitação livre.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia
Construção em estilo barroco e rococó,  revestida de azulejos portugueses em sua fachada. Capela mor com forro de madeira, em abóboda de berço. Lustre de prata em baixo relevo e a imagem da padroeira em madeira em estilo barroco do início do século rococó.
Localização: Praça Robert Simões , s/ nº, Centro.
Funcionamento: Diariamente das 7:00h às 19:00h. Visitação livre.


Igreja Nossa Senhora de Sant'Ana
Capela curada levantada antes de 1698. Em 1846 – criação da Paróquia de Senhora de Santa’Ana de Itacuruçá, desmembrando-se da Matriz de Mangaratiba, com jurisdição sobre as ilhas. INEPAC – 26/01/83
Localização: Praça Padre Luiz Quattropanni, s/nº, Distrito de Itacuruçá.
Funcionamento: Visitação livre.


Igreja de São Pedro
Acesso marítimo. Construção de 1884, linhas simples, com telhas francesas e interior  revestido em pinho de riga.  
Localização: Praia do Catita / Canto, Ilha de Jaguanum, Distrito de Itacuruçá.  Visita livre.


Igreja de São João Marcos
Igreja rústica construída à mão por Antônio Padre, com material transportado em lombo de burros. Material utilizado era o barro, cinza e tabatinga, nela encontra-se o Cruzeiro do antigo povoado de São João Marcos.
Localização: São João Marcos, RJ-149, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.

 


PRAIAS &  ILHAS

Ilhas e Praias

  Mais de 100 praias e ilhas

Obs.: Todas as praias do município permitem acesso livre ao cidadão. (Lei) 

 

Praias  do  Continente

Amparao / Anil / Atanásio / Axixá / Bela Vista / Brava / Cação / Cruz / Filgueiras / Espinheiro / Goiaba / Grande / Guiti / Ibicuí / Ipiranga / Itaoca / Jacareí / Junqueira / Mangaratiba / Mansa / Muriquí / Olaria / Piedade / Ribeira / Saco / Saí / Saizinho / São Francisco / Silva Rego / Sítio Bom / Stº Antônio

Breve descrição das principais praias continentais de Mangaratiba:

Muriqui
Com 1,1 Km de extensão é urbanizada, com duas pistas de rolamento, propícia a banhos e esportes náuticos.Propícia abanhos e esportes náuticos.

Praia Grande                                                                             
Com extensão de 1 Km, tem areias claras, água mansa e vegetação nativa. O local com maioria de residências de veranistas é cortado pela linha férrea, dividindo o litoral da área urbana.

Praia Bela Vista / Itacuruçá
Com 1 Km de extensão, praia de enseada, propícia a banho e esportes náuticos, do pier de turismo saem diariamente
os saveiros para realizarem o famos tour pelas Ilhas Tropicais.  

Mangaratiba
Localizada no centro, de onde saem as barcas para Ilha Grande, traineiras de pesca ancoradas ao longo da praia. Extensão de 600 mts

Saí e Saizinho
Praias com 2,3 Km total, em orla extensa e deserta, com areias brancas. Abriga ruínas do séc. XIX. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Brava
Praia com  500 m de extensão, cercada por morros, com areia amarelada e mar manso. Abriga muitas casas de veraneio, distribuídas em lotes arborizados. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Ibicuí
Praia com 600 m de extensão, abriga o Iate Clube de Ibicuí, a Ponta do Pimentel, praias Vermelha e Mansa e diversas residências de veraneio. Praias mansas, com águas mornas e areias claras. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Ribeira
Praia com águas mornas e calmas e areias radioativas. Possui uma pequena praça. Própria para banhos, principalmente para crianças. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Junqueira
Praia pequena de águas mansas e claras, própria para banho e pesca. Localizada dentro da área da MBR – Mineração com acesso de pedestres livre. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Stº Antônio
Pequena praia de águas mansas e claras, própria para banho. Localizada junto a área da empresa MBR. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Do Saco
Praia com 1,6 Km de extensão, abrangendo as Praias do Saco, Itaguaçu e do Cação, semi-urbanizadas, com casas simples e águas rasas. Abriga a foz do Rio do Saco, assoreada pelo movimento da maré. Propícia a banhos e esportes náuticos.

São Braz
Praia longa, de  enseada, com areia cinzenta, na confluência dos Rios Ingaíba e Furado. Propícia abanhos e esportes náuticos.

Itaoca, Sítio Bom e Da Cruz
Praias inclinadas com ondas fracas. Local de luxuosos condomínios.Propícia abanhos e esportes náuticos.

Conceição de Jacareí 
A praia faz divisa com o município de Angra dos Reis, tem 400 metros de extensão de areias onduladas, orla de coqueiros e amendoeiras, propícia a banhos, pesca e esportes náuticos. Grande Pier de Turismo.

 


Ilhas de Mangaratiba

Águas Lindas / Arrependidos / Bandolim / Bicho Grande / Bicho Pequeno / Bonita / Bonitinha  / Cabritos / Cotiatá-Açú / Cotiatá de Fora / Cotiatá-Mirim / do Bernardo /  do Lucínio  / Escoteiros / Furtada  / Guaíba / Guaibinha / Itacuruçá  / Jaguanum / Jardim / Lage Grande / Marambaia / Pombeba / Saracuruna / Saraúna / Seno / Sionismo / Siri Pestana  / Vigia Grande / Vigia Pequena 

Descrição das principais Ilhas turísticas de Mangaratiba e suas praias:

de  Itacuruçá   
Localizada no Distrito de Itacuruçá, propícia à pesca, passeios, trilhas e esporte náuticos. Suas praias são muito procuradas o ano inteiro. Veja as principais praias desta Ilha logo abaixo.

de Jaguanum
Localizada no Distrito de Itacuruçá, propícia à pesca. Suas praias são muito visitadas por saveiros que fazem tour nas Ilhas Tropicais. Veja as principais praias desta Ilha logo abaixo.


Principais Praias da Ilha de Itacuruçá: 

Praia Águas Lindas
600 metros de extensão – Águas mornas – Profundidade média de 1,50 m – Atracadouro público.

Praia Grande
700 metros de extensão. Com extensa